Pilates é um método de alongamento e exercícios físicos que utilizam o peso do próprio corpo, na sua execução. É uma técnica de re-educação do movimento, baseando-se na anatomia humana, é capaz de restabelecer e aumentar a flexibilidade e força muscular, melhorar a respiração, corrigir a postura e prevenir lesões.
Joseph Pilates (1880-1967) foi um alemão que sofreu, durante a infância, de raquitismo, asma e febre reumática. Pensando no princípio de “mente Sã e corpo São”, criou uma atividade física baseada em seis princípios básicos: respiração, concentração, controle, alinhamento, centralização e integração de movimentos. Bem executada e orientada, não traz impactos nocivos para as articulações, ligamentos e musculatura. Qualidade de vida, consciência corporal, respeito e integração plena corpo-mente são o foco desse método.
É ideal para fortalecer os músculos das costas e, desta forma, evitar contracturas. É também um excelente exercício de fisioterapia para qualquer tipo de problemas ou deficiência física. Mas não é necessário ter uma doença concreta para praticar Pilates: faz bem a qualquer pessoa e, para além disso, ajuda a equilibrar a mente.
Entre as inúmeras vantagens do Pilates, são de destacar o aumento da flexibilidade, a activação dos músculos do tronco e a melhoria da estabilidade pélvica e lombar, o que contribui para uma melhor postura, sem dores nas costas, além de ser um aliado contra o stress diário.
Deixo-vos uma pequena amostra =)In
Vídeo de exercícios de Pilates - Fitness - Fitness, Dieta e Emagrecimento - boa nutrição e exercício físico