.

09 outubro, 2008

Um balanço de 2 anos...


Estou precisamente há dois anos no Porto. Qual o balanço? Mais que positivo. Neste período de tempo, vivi muita coisa, conheci muitas pessoas sem as quais hoje não me imagino. Posso dizer que o meu percurso pelo Porto deu muitas voltas, que mesmo quando passados 1 ano e 4 meses tive de voltar para as Caldas e pensei não regressar ao Porto, o “destino” trouxe-me de volta. E cá estou eu. A dar graças pelo caminho, que nem sempre foi fácil, e a relembrar tudo de bom e de mau que se passou.


É engraçado agora olhar para trás e pensar em tudo o que se passou. Como foi o chegar ao Porto (cidade que desconhecia), a entrevista, o nervoso miúdinho. As pessoas que deixaram de fazer parte do meu dia-a-dia e passaram a “funcionar” em “part-time”. Custou vir para um sítio que me era completamente estranho e voltar a deixar para trás as pessoas que amava. Os meus pais, a minha gata, os meus amigos e claro, tu. Foi difícil ver-me novamente sem ninguém conhecido por perto.

Claro que o que custou mais, foram os primeiros dias, depois as meninas da Citogenética (principalmente a minha chefinha linda e claro, a Verinha do meu coração) e tempos depois, as “moleculinhas”, tornaram a minha permanência no Porto, um prazer ao invés de uma obrigação. Foi muito bom ter passado pelos dois lados, permitiu-me conhecer melhor toda a gente, e aguardá-las todas num cantinho especial do meu coração.

E claro, não posso esquecer “a malta lá de casa” (e mais os apêndices, ou se preferirem, membros
honorários: Gabs, não me posso esquecer de ti, sabes bem que o sofá sempre foi o teu quarto lá em casa). :P Morámos juntas 1 ano e 11 meses. Pétalas do meu coração, tenho a dizer-vos que jamais vos esquecerei. Temos muitos momentos, sobretudo bons. As lembranças, são mais que muitas. Aliás., ontem quando falava com a Di ou mesmo com a Cat ao telefone, houve um tema comum, as saudades da casa cheia, das parvoíces até às tantas, dos jantares que demoravam horas por tanto nos rirmos. A “Quinta das Pétalas” será sempre das cinco e apenas das cinco. Porque nada, nem ninguém, puderá substituir qualquer uma de nós, ou que acontece quando estamos as cinco. Cinco dedos, fazem da mão completa, nós as cinco, fazemos uma Quinta. :D lol



Em relação à cidade, posso dizer que o Porto me surpreendeu e muito. Adoro viver aqui, é a minha cidade mas versão completa, isto é, não me sinto numa grande cidade, mas tenho as vantagens de viver numa grande cidade, nomeadamente o tipo de oferta: os shoppings, os museus, os concertos, o cinema, tudo. E eu acho, sinceramente, que ao contrário do que dizem, o Porto não é uma cidade cinzenta, pelo contrário, é uma cidade linda, se souber aproveitar tudo o que tem para nos oferecer. Não apenas em termos de espaços naturais (os jardins, a zona do rio, ou mesmo a zona “à beira” ( ;) ) do mar), mas também
nos espaços de lazer, nomeadamente bares, etc, etc. E depois, digam o que disseram, a pronúncia do Norte é linda :P, se já o achava antes de vir, agora ainda gosto mais. :) E depois, as pessoas... As pessoas dão-se, não vivem fechadas, em função única e exclusivamente de si.
Para mim, o Porto só tem um defeito, ser tão cá para cima, tão longe da minha terrinha e de todos aqueles que por lá estão.

Concluindo, este 2 anos foram cheios de altos e baixos, mas sobretudo altos. Foram recheados de pessoas fantásticas de quem gosto muito. Surpresas atrás de surpresas.


O Porto é definitivamente, um lugar para se ser feliz.
=)